Total de visualizações de página

31 de julho de 2014

Educação Pública

Os problemas da educação no Brasil

A evasão, nesse contexto, é menos causa que consequência dessa crise. Ela é a parte visível de um conjunto de problemas conhecidos há décadas, mas sobre os quais nenhum governo tem feito o suficiente. “A crise é inquestionável e não podemos mais adiar o enfrentamento de um problema tão grave”, diz Maria de Salete Silva, coordenadora do programa de educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância, no Brasil (Unicef). “O ensino médio é o maior desafio da educação do País.” Currículo inchado, com disciplinas demais para tempo de menos, ausência de um programa de ensino técnico integrado a essa etapa escolar, baixa remuneração dos professores e, fundamentalmente, inadequação do ensino médio à vida, às expectativas e às necessidades dos jovens compõem o retrato das dificuldades.

Quando se pergunta à população brasileira, em uma pesquisa de opinião, qual seria o problema fundamental do Brasil, a maioria indica a precariedade da educação. Os entrevistados costumam apontar que o sistema educacional brasileiro não é capaz de preparar os jovens para a compreensão de textos simples, elaboração de cálculos aritméticos de operações básicas, conhecimento elementar de física e química, e outros fornecidos pelas escolas fundamentais.





Autor da Postagem: José Pedro


Carta capital DISPONÍVEL Em: http://www.cartacapital.com.br/educacao/os-problemas-da-educacao-no-brasil-657.html

5 comentários:

  1. É verdade a educação hoje se encontra com vários problemas, relacionados a aprendizagem, o local para ensino que é encontrado com péssima estrutura e muito mais coisas , e com isso os estudantes vão se desgostando do estudo e resolvem para por ai, que é raramente vermos criança e adolescentes no mundo das drogas e
    das violências!

    ResponderExcluir
  2. Os índices de repetência e abandono nas escolas no Brasil foram apontados em relatórios da UNESCO SÃO PAULO- com índice de repetência e abandono da escola entre os mais elevados da América Latina, a educação no Brasil ainda corre para alcançar patamares adequados para um país que demonstra tanto vigor em outras áreas, como a economia.

    Comentário de: Tamillis Triely Gadelha da Silva

    ResponderExcluir
  3. É Verdade como pode a educação publica ta assim tudo isso por falta de verba a educação publica já foi bem melhor os professores fica com os pagamentos atrasados eles são obrigados a fazer greve porque e o direito deles trabalhar pra receber eles tão la todo dia e quando chega no fim do mesmo não recebe a pelo amor de deus de injustiça nesse mundo ta cheio como pode crianças fora da escola isso não tem nem cabimento as crianças muitas são repentes desiste porque isso mais eu ainda tem a esperança que tudo vai melhora ou então so vai piora...

    ResponderExcluir
  4. é pelo jeito só piora quando mais o povo reclama mais piora .....

    ResponderExcluir
  5. É o Abandono da escola vem crescendo de forma constante, durante esses anos que se passaram. Esse Abandona é cometido acima de tudo por jovens.
    Mais porque será que esse Abandono é cometido?

    ResponderExcluir