Total de visualizações de página

31 de julho de 2014

Transporte público

Problemas no transporte público no Brasil.


O transporte público no Brasil sempre foi alvo de muitas reclamações ao longo do tempo. Na maioria das vezes, as queixas referem-se ao fato de os veículos estarem sempre lotados, às condições ruins dos carros e à baixa qualidade dos serviços prestados. Tais problemas somaram-se à insatisfação popular com o aumento das passagens de ônibus em algumas capitais do Brasil nas últimas semanas, o que culminou em uma série de protestos que vem sendo realizada na maior parte das capitais estaduais.

O maior empecilho para se locomover nos grandes centros urbanos é o congestionamento. Eles podem ser causados pela quantidade exorbitante de automóveis que circula nas cidades todos os dias. Eles causam quilômetros de trânsito lento ou parado, principalmente nos horários de rush.

Acidentes, problemas técnicos e forças naturais (chuvas, tempestades, nevascas) também podem piorar o tráfego, diminuindo o fluxo de carros e aumentando o tempo que milhares de motoristas ficam no trânsito. A velocidade baixa dos carros pode causar superaquecimento dos motores e diminuir o tempo útil deles.

A produtividade dos trabalhadores tende a diminuir, se eles ficam mais tempo para ir e voltar do trabalho, o nível de estresse e de atrasos é muito grande, o que prejudica muito a economia do país.

Um dos direitos fundamentais das pessoas é o de ir e vir. No entanto boa parte das metrópoles brasileiras não tem conseguido viabilizar esse direito de forma satisfatória. A mobilidade das metrópoles, com exceção de algumas regiões metropolitanas, aplica-se quase uniformemente. São Paulo e Rio de Janeiro, por suas dimensões, mostram-se como os piores casos no Brasil.


Autor da Postagem: Danrley Ribeiro

12 comentários:

  1. Esse Problema é uma vergonha para todos nós brasileiros, que necessitamos deste transporte para nos locomovermos dentro e fora da cidade, e além disso muitas vezes chega até á nos prejudicar, que é muito raro ver pessoas sendo demitidas do emprego, pelo atraso!

    ResponderExcluir
  2. Realmente o transporte público sempre foi alvo de muitas reclamações no Brasil, claro a população tem todo o direito de reclamar afinal as situações nos transportes públicos são precária.
    É importante ressaltar que, quando se refere ao transporte público, não estamos falando somente dos meios de transporte utilizados, mas de questões referentes à mobilidade urbana e à infraestrutura existente para esse transporte, como estações, terminais etc.
    Além do mais, é preciso que se compreenda que o transporte público não está isolado da lógica urbana, sobretudo das grandes metrópoles, que concentram a maior parte da população do país. Cidades maiores e com uma maior quantidade de zonas segregadas necessitam de um transporte público mais amplo e massificado para evitar a ocorrência de ônibus lotados e insuficientes para atender à população.
    De um modo geral, o transporte público no Brasil é considerado ruim e ineficiente, com passagens caras e ônibus frequentemente lotados, veículos em condições ruins, além do grande tempo de espera nos pontos de ônibus e metrô.
    Um dos maiores erros são mesmo nessas situações ruins dos transportes públicos eles se acham no direito de aumentar a passagem ou seja já afeta o lado dos estudantes que não tem dinheiro para cobrir o aumento das passagens e nisso muitas vezes vão deixar de ir pra escola ai já vai prejudica-lo na escola e nisso voltamos ao assunto baixa qualidade de educação afinal um assunto leva a outro, e volto a repetir isso precisa mudar o desvio do dinheiro público precisa acabar.

    Comentário de: Tamillis Triely Gadelha da Silva

    ResponderExcluir
  3. Os feitos negativos de um transporte público caro e de má qualidade não estão restritos à questão da mobilidade urbana. Prejudicam também outras áreas vitais para a vida do cidadão, como saúde, educação, finanças e cultura. E é um trauma para todo mundo. Principalmente para quem fica em pé, duas horas, crucificado, com alguém tentando pegar bolsa, apalpar. Não é à toa que as pessoas estão preferindo usar motocicletas, mesmo que isso represente risco a própria integridade física por causa dos acidentes, e não é à toa que essas manifestações conseguiram tantas adesões.

    ResponderExcluir
  4. É importante ressaltar que, quando se refere ao transporte público, não estamos falando somente dos meios de transporte utilizados, mas de questões referentes à mobilidade urbana e à infraestrutura existente para esse transporte, como estações, terminais etc.
    Além do mais, é preciso que se compreenda que o transporte público não está isolado da lógica urbana, sobretudo das grandes metrópoles, que concentram a maior parte da população do país. Cidades maiores e com uma maior quantidade de zonas segregadas necessitam de um transporte público mais amplo e massificado para evitar a ocorrência de ônibus lotados e insuficientes para atender à população.
    De um modo geral, o transporte público no Brasil é considerado ruim e ineficiente, com passagens caras e ônibus frequentemente lotados, veículos em condições ruins, além do grande tempo de espera nos pontos de ônibus e metrô. Mas de onde surgiu esse problema?
    O Brasil teve o seu processo de industrialização ocorrendo de forma tardia e em uma velocidade bastante elevada, assim como aconteceu na ampla maioria dos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Tal processo motivou o rápido e descontrolado crescimento das cidades através da expansão do êxodo rural (migração em massa da população do campo para as cidades), oriundo da mecanização e concentração de terras no meio agrário.
    Essa grande massa populacional encontrou no espaço das grandes cidades dificuldades para a sua permanência. Com o valor dos terrenos e imóveis aumentando consideravelmente e sobrevalorizando a todo o momento, as populações menos abastadas tiveram de buscar por moradia em zonas mais afastadas dos grandes centros, além de favelas, invasões e ocupações irregulares de todo o tipo, isso sem falar do contingente populacional em situação de rua.

    ResponderExcluir
  5. O transporte publico esta ficando cada vez pior, a cada vez aumenta a tarifa e o conforto e segurança nada, Em todo tempo fala que vai melhorar e a cada dia só faz piorar para quem precisa desse meio de transporte acaba se prejudicando porque eles passa a hora que quer e fora que quando passa nos pontos já está entupido de gente pelo fato da demora. Realmente tem que mudar!
    (Shirley Silva Oliveira)

    ResponderExcluir
  6. O meio de locomoção mais usado pela sociedade, entretanto o aumento da tarifa não está agradando o povo que muitas vezes utiliza esse meio de transporte mais de 4 vezes por dia. no transporte público podemos apontar diversos problemas graves, como por exemplo a demora muitas para passar em um ponto que acaba contribuindo para o excesso de pessoas e o desconforto, as greves e etc. autor: José pedro

    ResponderExcluir
  7. O transporte hoje em dia é uma vergonha para nós brasileiros que necessitamos do transporte para o nosso dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  8. A nossa realidade e dura mais a verdade e que eles só promete melhora mais como podemos ver greve por não pagar o salario do motoristas eles precisão tem família eles precisa do salario deles sem falar que tem uns apressadinhos que a pessoa ta subido no ônibus eles arrasta o ônibus um dia desses a senhora prendeu a perna na porta porque o ônibus tava cheio e ele arrastou o ônibus ai todo mundo mando ele abri a porta ele abriu a sorte que não machucou o pé da senhora
    e muita falta de respeito com a senhora de idade sem falar que a passagem só aumenta mais o ônibus só piora onde vamos para deste jeito com o governo que ajudar melhorar só a piora ...

    ResponderExcluir
  9. É essa a realidade de milhões de brasileiros que convivem e dependem do meio de transporte público para se locomover.

    ResponderExcluir
  10. agente paga muito e recebe isso ai que voces tão vendo nda...........

    ResponderExcluir
  11. isso é uma vergonha o brasil é um pais quer tem muito dinheiro,mais o administrator (a) eu acho quer ñ ta percebendo oq ta acontecendo no brasil,sera quer ele(a) ta presizando de ajunda pra admistra ou o governo gosta de ver o cidadão brasileiro sofrer?

    ResponderExcluir
  12. O trânsito têm uma capacidade de irritar praticamente toda a população.no trânsito até os mais importantes em seus carros de luxo são rebaixados à condicao de menos importantes ao lado dos coletivos, ultrapassagem pelo acostamento, gente distraida no celular fazendo manobras bruscas sem falar nas superlotacao dos transporte público.


    Comentario de:joceline santos

    ResponderExcluir